Cortinas e Tapetes
Categoria: Dicas    Data: 08/02/18
Compartilhe:  

Cortinas e Tapetes

Além de soluções técnicas que fazem parte da obra em si, existem outras formas para alcançar um maior conforto acústico dentro de casa. A decoração pode ser uma grande aliada nesse desafio, e se você gosta de tapetes e cortinas nos ambientes da sua casa, tem mais um motivo para usar e abusar desses elementos.

Objetos de material macio e com grande quantidade de tecidos ajudam a absorver parte do eco, principalmente em casas com o pé direito amplo, sejam estofados, tapetes ou cortinas, ou até mesmo um combinado desses elementos. Os tapetes por exemplo, além de complementarem a decoração e aquecerem os ambientes, ajudam a diminuir a propagação do som. Outra dica é colocá-lo quando possível próximo às paredes, para que a multiplicação do som no ambiente seja ainda menor. 
No projeto abaixo, utilizou-se do tapete felpudo para trazer conforto à sala de televisão, a instalação dessa peça sugere que as pessoas retirem os calçados para aconchegar os pés e se sintam assim mais à vontade no ambiente.

Projeto desenvolvido por: ProHope Engenharia e arquitetura

As cortinas, por sua vez, dificultam a transmissão sonora de um local para outro, ainda mais quando são feitas com tecidos mais grossos. Ou seja, quanto mais grosso o tecido, menor será a possibilidade de o som invadir ou se esvair do cômodo. Essas características auxiliam na obtenção dos resultados de tratamento acústico, e por isso devem ser incorporados aos projetos de interiores.

Como exemplo temos abaixo um dormitório infantil, ambiente que requer silêncio e tranquilidade para descanso, onde esse tipo de cortina veio agregar tanto na estética quanto no funcional.

Projeto desenvolvido por: ProHope Engenharia e arquitetura

 

Por: Felipe Deverlam e Aline Echamendi - Arquitetos

ProHope Engenharia e Arquitetura

 

Categoria: Dicas    Data: 08/02/18
Compartilhe: